Brincadeiras
sensoriais estimulam a inteligência e a criatividade das crianças através dos
cinco sentidos.
Teoria X prática
Crianças (e adultos)
aprendem melhor quando as informações são processadas por mais de um dos
sentidos ao mesmo tempo. Prova disso é que as lembranças favoritas de infância
frequentemente estão associadas a um aroma, som ou sabor... Quando
sentimos um cheiro ou ouvimos uma música familiar, é como se aquela
sensação nos transportasse de volta ao passado. O cérebro é capaz de
recuperar imagens e sensações a partir de um estímulo dos sentidos.
Por exemplo, em crianças com hipersensibilidade
Por exemplo, em crianças com hipersensibilidade
Nossa civilização é
tão voltada para o audiovisual que quase deixamos de lado os outros sentidos ao
ensinar os nossos filhos sobre o mundo que nos cerca. Dei-me conta do potencial
que podemos estar negligenciando todos os dias... Deixando de chamar atenção
sobre texturas, aromas, gostos -- conhecimentos que podem muito bem ser
integrados ao que as crianças vêem e ouvem, proporcionando uma experiência mais
completa de cada momento e enriquecendo a capacidade de discriminação do
cérebro
Porque a aprendizagem
sensorial é tão importante
Logo após o nascimento, o cérebro do bebê começa a
fabricar conexões entre os neurônios -- as chamadas sinapses, que servem para
transmitir e armazenar informações. De acordo com estudos, o cérebro de um
recém-nascido chega a criar de 2 a 3 milhões de delas por segundo! A
estimulação pelo tato, a visão, a audição, o olfato e o paladar ativam
os justamente neurônios que são os maiores responsáveis pela formação
dessas conexões.
É como se cada uma das sinapses fosse um hiperlink que
vai associando uma idéia à outra. Quanto mais "emaranhada" for à rede
de conexões entre os neurônios, maior a capacidade que a pessoa tem de
relacionar diferentes temas e ter pensamentos criativos e inovadores. Por outro
lado, as conexões que deixam de ser usadas acabam sendo eliminadas.
O quadro abaixo mostra como evoluem as sinapses no
cérebro humano:
Do nascimento até mais ou menos 5 anos, ocorre uma grande proliferação de sinapses. É a chamada "mente absorvente", que funciona como uma esponja e capta tudo à sua volta. O grande potencial de aprendizagem nesta etapa é justamente a capacidade que o cérebro da criança tem de "absorver" vários estímulos ao mesmo tempo, sem nem se dar conta. Com o desenvolvimento do cérebro e a necessidade de processar informações mais complexas, começa um processo natural de seleção que elimina as sinapses menos utilizadas, fazendo com que o cérebro fique mais eficiente e possa "investir" mais energia em um repertório cada vez mais sofisticado.
Por isso, os estímulos sensoriais apresentados
à criança desde cedo são como as ferramentas mentais que ela terá para usar no
futuro. Crianças precisam de espaço para se movimentar (sem acessórios com
restrições de mobilidade, tais como cercadinhos e andadores); oportunidades de
explorar objetos sozinhas com as mãos (sim, os armários de panelas e potes na
cozinha são um excelente passa-tempo!) e também chance de se expressar e
comunicar.
Em contrapartida, existem estímulos negativos que podem ter efeitos sérios no desenvolvimento das crianças. Ruído constante, estresse, isolamento social, experiências associadas ao medo -- todas representam estímulos negativos que podem até mesmo afetar o crescimento do cérebro. Existem pesquisas que indicam que os bebês que não recebem estímulos positivos e adequados por parte dos pais ou cuidadores podem desenvolver cérebros 20 a 30% menores do que as crianças que tiveram experiências positivas e um ambiente seguro e acolhedor.
Em contrapartida, existem estímulos negativos que podem ter efeitos sérios no desenvolvimento das crianças. Ruído constante, estresse, isolamento social, experiências associadas ao medo -- todas representam estímulos negativos que podem até mesmo afetar o crescimento do cérebro. Existem pesquisas que indicam que os bebês que não recebem estímulos positivos e adequados por parte dos pais ou cuidadores podem desenvolver cérebros 20 a 30% menores do que as crianças que tiveram experiências positivas e um ambiente seguro e acolhedor.
Atividades sensoriais com objetos do
dia a dia
Ao contrário do que
parece, as atividades sensoriais são simples de executar até mesmo em casa.
Usando objetos corriqueiros é possível criar interesse visual, auditivo, táctil
que viram brincadeiras inusitadas e estimulam a criatividade.
• Caixas sensoriais são um bom exemplo
disso. São interessantes principalmente pela textura. O objetivo é fazer
com que as crianças relaxem enquanto brincam, toquem texturas diferentes e por
aí vai. Uma caixa com areia, arroz colorido ou outros grãos é o ponto de
partida para a criação de cenários criativos e super divertidos! (Veja abaixo
as figuras 2 e 6)
• Contêineres cheios de água dão asas à
imaginação para espaços de banho, laguinhos ou aquários. Desafie os pequenos a
adivinhar quais objetos vão flutuar. Brincar com variações de
temperatura também é ótima ginástica para o cérebro. (Confira nas imagens 1, 3,
5 e 9)
• Creme de barbear,
gelatina e massinha de modelar proporcionam exercício de familiarização com
texturas e desenvolvem a coordenação motora fina e o movimento de pinça do polegar
com o indicador.
1 - Balões com água dentro
da banheira. Eles flutuam, podem ser apertados e ainda servem como bola. Usar
uma gota de corante alimentício diferente dentro da água em cada balão aumenta
a diversão e ainda pode ensinar sobre misturas de cores. (Do site www.learning4kids.net)
2 - Uma caixa com areia pela
metade pode servir de fonte de inspiração para várias brincadeiras divertidas.
Aqui a proposta é um parque de
dinossauros, que se monta em segundos com miniaturas de animais,
plantas e pedras. Outras sugestões: escavação arqueológica para encontrar um
"tesouro"; caça às letras do alfabeto enterradas na areia...
realmente a areia é um material muito versátil! (Mais no site www.botoezinhos.com).
3 - Um mundo gelado emerge de uma bacia de plástico com água e pedaços de gelo que foram congelados em copos ou outras vasilhas com formatos variados. Pequenos animais marinhos completam o visual. (Do site www.learning4kids.net)
4 - Aqui o ingrediente sensorial é a gelatina, preparada em diferentes sabores e desenformadas sobre uma bandeja, para deleite de mãos curiosas! (A idéia vem do blog http://www.motheringwithcreativity.com)
5 - Um pouco de diversão na hora do banho: recorte letras de esponja e coloque na água da banheira. O blog www.learning4kids.net dá o passo-a-passo-em-fotos.
6 - Arroz colorido e miniaturas formam um pequeno jardim, que com certeza vai render horas divertidas cheias de imaginação. (Também no blog www.botoezinhos.com)
7 e 8 - Um pouco de neve, mesmo no verão? É só usar creme de barbear. E ainda dá para montar uns cenários, como a lagoa de sapos na figura 7. (Veja-mais-em http://growingajeweledrose.com/)
9 - Gelo também pode ser matéria prima de barquinhos coloridos. São blocos de gelo feitos com água tingida com corante. Na hora de congelar, ponha junto um palito, para fazer o mastro. (Do site www.learning4kids.net)
3 - Um mundo gelado emerge de uma bacia de plástico com água e pedaços de gelo que foram congelados em copos ou outras vasilhas com formatos variados. Pequenos animais marinhos completam o visual. (Do site www.learning4kids.net)
4 - Aqui o ingrediente sensorial é a gelatina, preparada em diferentes sabores e desenformadas sobre uma bandeja, para deleite de mãos curiosas! (A idéia vem do blog http://www.motheringwithcreativity.com)
5 - Um pouco de diversão na hora do banho: recorte letras de esponja e coloque na água da banheira. O blog www.learning4kids.net dá o passo-a-passo-em-fotos.
6 - Arroz colorido e miniaturas formam um pequeno jardim, que com certeza vai render horas divertidas cheias de imaginação. (Também no blog www.botoezinhos.com)
7 e 8 - Um pouco de neve, mesmo no verão? É só usar creme de barbear. E ainda dá para montar uns cenários, como a lagoa de sapos na figura 7. (Veja-mais-em http://growingajeweledrose.com/)
9 - Gelo também pode ser matéria prima de barquinhos coloridos. São blocos de gelo feitos com água tingida com corante. Na hora de congelar, ponha junto um palito, para fazer o mastro. (Do site www.learning4kids.net)
As
brincadeiras sensoriais, utilizadas em casa, ensinam as crianças a se
sentirem mais confortáveis com o mundo que as cerca, e de quebra reforçam o
vínculo afetivo entre pais e filhos. Quando a estimulação sensorial acontece em
uma atmosfera alegre e relaxada, isso contribui para que a criança
desenvolva uma relação positiva com o próprio corpo, o que por sua vez a
encoraja a ser mais sociável e interativa. Aqui em casa, já estamos
notando os primeiros resultados. Depois eu conto mais sobre as brincadeiras que
estamos inventando...
FONTES
DE REFERÊNCIAS:
*DISPONÍVEL
NO SITE:
Atividades sensoriais: diversão para o corpo, alimento para a mente .....
www.lagartapintada.com/2013/.../atividades-sensoriais-diversao-para-o.h...
*ARTIGO; DISPONÍVEL EM:
Referência:
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